quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Edição de imagens


Olá, hoje na aula de educação e tecnologia contemporânea aprendemos como editar figuras e imagens (editor de imagens GIMP). É importante e muito interessante expandir nossos conhecimentos tecnológicos. Mais interessante ainda, é poder disseminar esse conhecimento no trabalho com a educação infantil. Ofertar para as crianças através da produção de desenhos e figuras no computador a percepção da construção de uma identidade, ou seja, a exploração do seu íntimo, podendo expressar seu sentimento, um passeio interessante que foi inesquecível, um animal que mais gosta. Vivenciando isso propriamente na sala de aula, compartilhando com o professor e os demais colegas. Na minha imagem, quis vivenciar um sonho ainda não concretizado, sonho este, que seria conhecer Paris.

Aprendemos também a usar o Tux Paint, que é ideal para o trabalho com educação infantil, pois nele a própria criança pode criar jogos, vídeos, atividades educacionais, cartazes de festas populares, dentre outros. É importante começar o estímulo a essas atividades desde cedo, pois a nossa sociedade em constantes mudanças é movida pela tecnologia.
O autor Pierre Levy traz em seu livro Cibercultura que “ É impossível separar o humano do seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo. Da mesma forma, não podemos separar o mundo material – e menos ainda sua parte artificial – das ideias por meio das quais os objetos técnicos são concebidos e utilizados, nem dos humanos que inventam, produzem e utilizam. Acrescentamos, enfim, que as imagens, as palavras, as construções de linguagem entranham-se nas almas humanas, fornecem meios e razões de viver aos homens e suas instituições, são recicladas por grupos organizados e instrumentalizados, como também por circuitos de comunicação e memórias artificiais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário